É divertido observar como o fenômeno das tais mídias sociais está sendo invadido por todo o tipo de especialista de plantão e de última hora.

Tem de meninos e meninas que têm um blog e que se auto-intitulam #xoxialmidiaspecialists mas nunca fizeram nada em comunicação além de comunicar seus próprios blogs e twittter, a tiozões publicitários que resolvem aderir à última moda e saem por aí também vestidos de #xoxialmidiaexperts que, se entendem de marca, de comunicação e de propaganda, geralmente têm tanta vivência com a web e a área xoxial quanto tem com seus filhos plugados, ou seja, quase nenhuma.

Como estamos vivendo no meio de um furacão e ninguém sabe mesmo pra onde as coisas vão, tudo mundo tem seu espaço e acaba sendo ouvido. E assim é que deve ser. Apenas devemos ter cuidado com o que falamos e ouvimos e aplicar sempre o nosso filtro pessoal.

Sigo algumas regrinhas simples comigo mesmo e com as pessoas que escuto por ai que têm me ajudado e evitar cair na armadilha #xoxialmidia.

1. Não seja professoral demais, pois a coisa está apenas começando e é cedo para fazer tratados;

2. Não explique pra que as coisas servem ou como elas funcionam – não tem nada mais vazio e do que o cara que diz: “o twitter serve pra…. “

3. Lembre-se de que, além de alguns pensamentos, é sempre bom colocar perguntas nas suas apresentações, falas, artigos e palestras. Vivemos numa fase de mais perguntas do que de respostas.

4. Fique atento quando quiserem que você dê a palestra definitiva sobre #xoxialmidia, do tipo. “Venha aprender como usar as mídias sociais com fulano de tal”

5. Fale, conte suas experiências e vivências, mas não se auto-iluda e quando te apresentarem como #xoxialmidiaspecialist negue, diga que você está aprendendo como todo mundo está.

6. Mesmo que você tenha bons cases e uma boa experiência, não perca a certeza que em 6 meses muito do que você sabe estará velho, obsoleto e ultrapassado e que você mesmo negará várias coisas que acreditava serem verdades.

7. E boa sorte!

2 Responses to “Vai de xoxialmidia aí?”

  • Marcos says:

    Perfeito artigo

    de todas as midias vou comentar aqui a internet, ela é uma criança ainda e no Brasil um bebe mas todos dizem que sabe criar está criança, falta muito para existir pessoas que saibam mesmo o que estão falando ou dizendo envolve tantos fatores, antes de tudo deviamos fazer virar uma ferramenta de massa, criar associações e sindicatos fortes já viu um setor da economia crescer de verdade sem ele estar em todas as camadas da sociedade? estes dias falei isso para blogueiro ele quase que paroud e tc comigo, então não vai crescer sem leis,sem força, sem defesa, sem união, sem regulamentação, agora porque meia duzia de cabeças que dominam a coisa, o resto é bla bla bla

Leave a Reply

Empreendedorismo no Twitter
Licença de uso
Sinta-se à vontade para utilizar os artigos aqui publicados, sempre colocando o autor e o link para esse site.
Assine EmpresaBrasil!

Digite aqui seu e-mail:

Apresentação Empreendedorismo
  • An error has occurred; the feed is probably down. Try again later.
Arquivos
Entrevista
FormSpring Me